CONARH ABRH 2014 # 4 – 18/08 – Segunda parte

RH URGENTE! OUSAR, INOVAR E PERFORMAR tema do CONARH 2014 foi conduzido por Fillipo Abramo, Presidente da Associazone Italiana per la Direzione del Persona, Bernardo Gradin – Presidente da GranBio e Pieter Haen – Presidente da World Federation of People Management Associations. Bernardo começou dizendo que as prioridades da civilização são paz, saúde, combate à miséria e mudança climática. Uma nova linguagem convida a novas relações: viveremos mais. Como reinventar a aposentadoria? Daqui a cem anos nascerá o homem imortal. Quais as novas regras das relações humanas? O jovem não espera proteção das empresas. O jovem mudou a forma como se motiva (propósito, autonomia, maestria e como será relevante num projeto). A forma do líder tratar este jovem deve se transformar; ele será desafiado pelo liderado! O futuro está na capacidade de se reinventar e muito menos em aprender a ler e escrever; assumir a ignorância e aceitar que o erro é bem vindo. O analfabeto é quem não sabe aprender, desaprender e reaprender (Alvin Toffler). Porém, princípios e valores organizacionais e pessoais não devem mudar (respeito, transparência…). Quais os desafios o Brasil tem pela frente? Educação (analfabetismo funcional), Segurança (índice de violência epidêmico) e Crescimento econômico (desconfiança, incerteza). E quais são as responsabilidades dos RHs?  Olhar oportunidades (95% dos brasileiros foram incluídos na educação básica, mesmo que sem a qualidade necessária e isso é positivo) e Não se contaminar com o grau de incerteza ou insegurança que, talvez, seja passageiro. Pieter Han falou sobre People Plan, que são ações de curto, médio e longo prazos que permitam suportar a estratégia da empresa.  E qual é a estratégia de sua empresa? Como o RH vai suportá-la?  A estratégia é conhecida, monitorada, revisada? Os principais de desafios do RH são:

Estrategia

O  presente já é mobile. O RH deve acompanhar e se aliar a estas mudanças. Qual o impacto da mobilidade na empresa hoje?

– improdutividade ou produtividade?

E no futuro?

Outras áreas estão se aproveitando destas tecnologias e o RH? Já temos acesso ao RH através de smartphones?
E tem mais por vir em serviços de RH: m-learning (mobile learning), autoatendimento, recrutamento, indicadores (BI), relatórios, automatização de processos (pra mim, de novidade, só o m-learning!).

No mercado de trabalho de 2010, 50% será composto por pessoas da Geração Y.

A força de trabalho está permanecendo mais tempo (aposentadoria mais tardia) = convívio maior de gerações com motivações diferentes (de padronização para personalização por  geração, região, área, pessoa). É preciso conhecer o que motiva as pessoas, pelo que anseiam. As demandas da nova força de trabalho do mercado americano são:

1º: treinamento e desenvolvimento

2º: horário flexível

3º: bônus salariais

4º: saúde gratuita

5º: mais férias

6º: creches

As empresas devem capacitar no que se faz e no que se fará. Há um movimento de gamificação dos treinamentos para atrair/aumentar o uso/aderência/interesse pelos conteúdos. Quase 25% dos colaboradores  deixam seu emprego porque simplesmente não tiveram  treinamento suficiente ou oportunidades de aprendizagem.

Cada americano produz US$ 100.000/ano

Cada brasileiro produz US$ 20.000/ano

Em 2019, 50% das aulas nas universidades serão realizadas através do e-learning.

O RH deve investir na automatização de seus processos, descentralizando suas atividades, usando a tecnologia como base de sustentação de sua estratégia de gestão de talento e eficiência operacional. Por onde começar? Fazendo um SWOT da área!

Pontos a considerar: e-learning, mobilidade, recrutamento e retenção de talentos, gestão do conhecimento, personalização de políticas, automatização de processos, descentralização da gestão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s