Contentamento

FluxoDe férias, a preguiça me venceu. No retorno, a dúvida sobre o que escrever. Tipo assim: vou me grudar nos noticiários e escrever sobre as mazelas políticas cotidianas, má administração pública, desumanidades e outras tantas coisas ruins? Não, definitivamente. A raiva, aumenta a minha produção de suco gástrico. Aí pensei na palavra “fluxo”. Tem horas que estamos mais predispostos a fazer uma coisa e outras menos. Prá mim escrever é assim. Dias de muito a dizer e outros de pura reflexão. Na música, muita vontade de cantar num dia e muita vontade de ouvir no outro. Mas fluxo, de uma maneira geral, tem a ver com fazer escolhas ou não. A vida, a sociedade, o trabalho, a família, os amigos, enfim, tem momentos em que querem nos levar a fazer tal coisa. Pensamos ou simplesmente cedemos, indo na vibe dos outros. Pode ser cômodo, pode trazer ganhos. Ok, ceder faz parte da vida. Mas tem horas que o que mais se quer é criar o seu fluxo, direcionar deliberadamente seus pensamentos, sua saúde, suas atitudes, sua vida. E é aí que meu refiro ao furo da bala: escolher construir o seu fluxo e navegar nele implica em dizer, muitas vezes, não tô afim, quero mais é seguir a minha intuição, não vejo sentido nisso e não vou fazer. Normal para adultos que sabem o que querem e não temem as possíveis represálias.  Mas nem por isso tão mais fácil. Planejar a vida de maneira muito específica é bem difícil, ainda mais porque muito do que desejamos que aconteça não depende nem do nosso desejo, nem do nosso esforço. Seguir o nosso próprio fluxo deliberadamente pode não nos levar exatamente para “aquele lugar”, mas pode nos deixar bem pertinho de lá. Agir deliberada e positivamente nos faz crescer, nos acrescenta à alma e ao intelecto. Mover-se produtivamente numa direção “do bem e para o bem” só nos traz contentamento. Acho que esta é a palavra deste ano: contentamento. Quero me contentar com tudo a meu redor, positivamente, sabendo que fiz os esforços possíveis pra realizar algumas coisas. Afinal, dizem que a felicidade é o caminho e não a chegada. Então, que o fluxo da caminhada que eu tracei me traga em 2013, resultados, mas acima de tudo, contentamento.

Deixe uma resposta

