Tava na cara

Não querendo falar mal do meu próprio povo, tava na cara que isso aconteceria. Mudar hábitos e cultura de uma hora pra outra, num país em que a cultura é não seguir as leis e regras sociais desde a sua ocupação pelos degredados e usurpadores europeus, é minimamente um sonho. E só. Os supermercados paulistas (que ficam no Brazil) acabaram com as sacolinhas plásticas e agora alguns clientes estão levando embora os cestinhos e os carrinhos.  Claro, né? Quem é que sem carro vai lembrar e ter como carregar ecobags para fazer as compras? Eu que tenho carro, geralmente esqueço das ditas.  Já tentaram carregar uma caixa de papelão cheia de coisas pesadas  dentro de um ônibus ou metrô lotado? Quem criou a lei, certamente, não passa por nada disso. Aqui no RS, um país tri legal, já temos o Zaffari e o Bourbon (os melhores super do mundo, que dirá do universo!) com sacolas biodegradáveis. Como sempre, lá em sampa, trataram a questão pelo mais fácil e, of course, mais ineficaz: culpar o consumidor que é quem movimenta a economia, ao invés de resolver o problema de descarte de lixo. Na linha da teoria da conspiração:

Opção1: alguém parou de levar bola das empresas que produzem sacolinhas e resolveu culpá-las – as sacolinhas -pela falta de educação da população e pela negligência do poder público com relação ao lixo.

Opção 2: os produtores de sacos de lixo estão dando mais bola dos que os fabricantes de sacolinhas.

Opção 3: as sacolinhas se revoltaram e foram para o mundo paralelo onde se sentem mais valorizadas.

Cultura não se muda por lei, mas por um conjunto de práticas, ao longo do tempo. Pra funcionar tem que ser prático.

2 Respostas para “Tava na cara

  1. Pois é, minha amiga … além disso, com dita lei, também estamos resolvendo uma questão de logistica enorme dos supermercados, que é o armazenamento de caixas, pois as grandes redes deixam-as espalhadas pelos corredores para que, aqueles que não levam as sacolas, possam usá-las para carregar as compras. Isso porque “brasileiro é tão bonzinho … “

    • depintoribeiro

      Engraçado é como os gestores da nação não conseguem prever coisas tão…… óbvias. Será que somos pessoas superinteligentes que deveriam estar no governo? Cruz credo!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s