Gestão (in)competente ou cega?

Magoada, uma amiga que trabalha lá na Prefeitura de Bisnaguinha do Norte, me confidenciou que foram bloqueados os acessos às redes sociais. Em plena era da internet muitas empressas tem  bloqueio às redes sociais nos ambientes de trabalho. As vezes me pergunto se falta uma leitura sobre o momento internético que vivemos ou se o problema é o pressuposto de ser humano que norteia a gestão. Acreditar que alguém é desonesto, indolente, falcatrua e que vai preferir brincar ao invés de trabalhar, faz com que as empresas bloqueiem as redes sociais. Ouso dizer que lhes falta a visão sobre a qualidade da gestão e de seus gestores, pois afinal eles deveriam saber o que sua equipe faz e regular ou não o uso das redes sociais. Ainda convivemos com paradigmas antigos numa era onde se trabalha muito mais do que se trabalhava no passado quando não havia interação. Falo por mim mesma e tenho clareza de que com recusros adequados produzo muito mais em qualquer lugar. Acho que também falta um conhecimento sobre tecnologia porque de que adianta bloquear acessos na rede corporativa se o colaborador pode acessar tudo usando seu celular, dentro do local de trabalho? Também falta conhecimento sobre colaboração e inovação aberta. Citando a mim mesma, novamente, já obtive muita ajuda para o meu atual trabalho acessando pessoas através de redes como LinkedIn e Facebook. Não vou nem entrar na seara da Gestão do Conhecimento porque aí fica pior ainda. O que dizer quando seu lider maior (o meu presidente) tem Twitter e twitta várias vezes ao dia? Eu acho tudo de bom! Acho que tá na hora das empresas colocarem as cartas na mesa e assumirem seus verdadeiros pressupostos (funcionário só quer lesar a empresa + gerente não tem responsabilidade sobre a equipe e sobre os resultados + precisamos demitir algumas pessoas que não trabalham e não temos coragem) e comunicar aos empregados. Quando se discutirá isso?

Deixe uma resposta

