6° de Separação e Coincidências

Criada na década de 60, pelo psicólogo Stanley Milgram (conhecido por suas experiências muito polêmicas sobre os efeitos da autoridade no comportamento humano), a teo­ria dos seis graus de sep­a­ração diz que todas as pessoas neste planeta estão separadas entre si por apenas seis outras pessoas. Na vida real, as relações de amizade não são independentes e é impossível que todos os amigos de um amigo meu me sejam desconhecidos, o que reforça a teoria. Há um estudo americano que concluiu que 7° são mais prováveis.  Isto é, você con­hece tanto o Papa quanto a presidenta da república se for lig­ando todos os con­heci­dos de seus con­heci­dos, 6 ou 7 vezes sucessivamente. Com a presidenta eu sei que tenho 1° de separação, com o Papa já não sei. Para quem estiver interessado no tema existe um filme chamado Six degrees of separation. Outro dia comentei que havia postado no blog do prefeito da capital federal do RS, um convite para que ele dirigisse o meu carro nas ruas esburacadas da cidade. By the way, ele não respondeu (óbeveo!). Por qye não respondeu bebê? Durante uma aula que ministrei ontem comentei o caso e não é que havia na sala uma amiga do dito cujo? Ou seja, euzinha estou ligada ao nosso prefeito por apenas 1° de separação! Coincidência ou não, hoje ele está de aniversário e ela se encontrará com ele. Aproveitando o momento pedi que ela o lembrasse do meu pleito e fizesse alguma coisa. Quem sabe o destino nos dá uma força? Em tempo: fiquei sabendo que a Zilma vem para abertura da 57ª Feira do Livro. Por mim, tá dispensada, pois quando ela chega o trânsito fica muuuuuuito pior e amanhã é sexta-feira.

Deixe uma resposta

