KM 2010 – Criação de conhecimento em rede

Este  foi o tema que abriu o dia lindo que está fazendo por aqui. O palestrante, Todd Revolt, trabalha numa empresa chamada Atlassian que desenvolve softwares e ferramentas colaborativas para equipes. A empresa tem menos de dez anos, começou com dois engenheiros e US$ 2.000. Hoje atua em quatro países e tem 300 colaboradores e 20.000 clientes. A despeito dos conceitos inovadores em negócios (vender para muitos clientes sem ter uma equipe de vendas)  a empresa promove a gestão do conhecimento  e usa um conceito relativamente novo em GC que é o Ba. Olhando de fora parece um pouco com o Google na forma como trata seus colaboradores, mas obviamente este estilo tem a ver com a juventude de seus donos e com  o resultado que isso traz para a organização. TUDO lá é discutido e construído em rede pelos colaboradores e clientes. É do perfil do colaborador atlassiano gostar de se comunicar, opinar e acessar páginas de wikis e blogs. Mesmo os colaboradores que não trabalham diretamente com desenvolvimento de produto, ao entrarem na empresa, são orientados a entrar no blog colocando informações e seu respeito, porque decidiram trabalhar lá e como estão se sentindo. A veia da opinião é tão forte que tiveram que limitar o número de opiniões em cada questão colocada na rede. Um dos valores mais importantes é ouvir o cliente e dar a ele o que realmente precisa e não necessariamente o que está pedindo. Eles tem uma prática bem interessante que é o Fedex Day (muito parecida com o 20 percent  time, do Google). Neste dia de 48 h, os colaboradores trabalham em uma ideia que tenha a ver com os produtos e a desenvolvem. No final apresentam ao grupo e as ideias mais inovadoras e viáveis entram em desenvolvimento e são integradas aos produtos.  Esse momento é cheio de celebração e alegria. Antes de colocar o produto no ar eles o testam usando o conceito de dogfooding (provar seu próprio produto como forma de demonstrar confiança nele).  Além desse foco no conhecimento em prol dos resultados, eles tem uma atuação social muito grande e que envolve a todos (doação de alimentos e de livros, por exemplo) e acontece em novembro (Movember). Parece um great place to work!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s