Tecnologia de Informação

A tecnologia da informação é uma coisa para poucos, em se tratando de conhecimentos mais profundos. Mas em se tratando de usuário final, tem muita coisa que se pode entender e usar mesmo sem ser um expert no assunto. Sei que tenho um perfil diferenciado considerando idade, experiência profissional e área de atuação, mas eu gosto de TI e acho que por isso consigo entender um pouquinho deste linguajar específico. Estou participando de um curso sobre a ferramenta SharePoint (o produto mais bem sucedido da Microsoft de todos os tempos) que está sendo ministrado pelo pessoal da TerraForum. Todo mundo nesta sala, à exceção desta linda pessoa, é da área de TI, mas percebo que muitos tem dúvidas semelhantes as minhas. Na verdade, preciso saber para que serve a ferramenta e acho que estou tendo sucesso. Na empresa onde trabalho ela já é utilizada na Intranet e a idéia é que se torne uma poderosa base de conhecimentos e, quem sabe, nosso único local de trabalho. Durante o almoço ouvi muitas queixas dos colegas de sala com relação aos “puxadinhos” que os usuários costumam fazer para extrair dados de sistemas “maravilhosos”. Fiquei ouvindo as argumentações e pensando que muitos esquecem que uma ferramenta só pode ser bem sucedida se funcionar e se for bem implantada, ou seja, se considerar aquela peçinha que fica na frente do computador. Este é mais um desafio de gestão de pessoas e gestão do conhecimento que preciso considerar e tratar com carinho dentro da análise de riscos, pois não tem como fazer gestão do conhecimento num ambiente corporativo sem o uso intensivo de ferramentas.

 

Deixe uma resposta

