Escrava Isaura de novo: não!

Sou passional,  impetuosa e quando me sinto agredida ponho a boca no trombone. Por isso, indignada com a cena da novela “Viver a Vida” em que a Helena (negra) se ajoelha na frente da Tereza (branca) para pedir perdão, não resisti e mandei um e-mail pro autor, produtor e patrocinadores. Pode parecer perda de tempo, mas pra mim este foi um ato de cidadania. O mundo não vai mudar se não dissermos o que pensamos e como vemos a vida. Se haverá resposta, já são outros quinhentos euros, mas num país de puro racismo hipócrita como o nosso, não dá pra ficar em silêncio. Só quem não é branco neste país, sabe do que estou falando. E olha que, graças unicamente ao meu esforço, estou bem fora do padrão da minha raça. Transcrevo o texto do meu protesto: Srs. Autores, Produtores e Patrocinadores da novela “Viver a Vida”,Como é que deixaram ir ao ar uma cena onde uma negra se ajoelha para pedir perdão a uma branca? Se fosse o contrário, poderia ser interpretado como ato de honra, mas em se tratando de negros neste país, pegou muito mal. Ficou representada a senhora de engenho – com poderes sobre a vida dos escravos – em posição superior à escrava negra. E ainda por cima, a cena termina com uma bofetada da branca na negra! Lelê, lelê, lele, lele, lelê. Com ou sem motivo, a cena foi vergonhosa. Este é um país de preconceito racial sim e o pedido de perdão não carecia de nada além de sentidas lágrimas.  Uma novela poderia se prestar também a educar e apontar valores humanos e não apenas a mostrar  estilos de vida da minoria da população. Eu sei que se trata de ficção, mas esperava que a ética permeasse também uma produção artística e de tão grande alcance. Podem pensar o que quiserem, mas sempre que entender que alguma coisa não está bem, em qualquer esfera, me manifestarei.

Deixe uma resposta

